01/05/2016

Túnel dos sentidos

No dia 24 de março de 2016 a escola Walter Belian ofereceu uma série de oficinas aos seus alunos pelo turno da manhã. Ao saber que a escola teria uma programação diferenciada, o nosso grupo de bolsistas do PIBID também propôs uma atividade. Resolvemos propor algo que já havia sido realizado anteriormente na escola Adelaide e que, segundo relatos de bolsistas que já estavam no programa naquela época, havia dado muito certo: O Túnel dos Sentidos, uma experiência sensorial diferenciada por não privilegiar a visão diante dos demais sentidos. 

Fotos: Mayra Marques, Bolsista ID.


Cada um trouxe o que tinha em casa para colaborar com a montagem do túnel. Enquanto alguns montavam a estrutura, outros enchiam potes e baldes com os materiais que trouxeram, outros moviam as classes e cadeiras para outra sala, outros fotografavam, etc. Foi um trabalho realmente em grupo e cada um teve que desempenhar múltiplas funções para dar conta dos grupos que recebemos. A ideia inicial era abrir para todo tipo de público, mas como isso poderia atrapalhar as oficinas da escola nos restringimos às séries iniciais. 






As crianças entraram e saíram vendadas e as reações antes e após a experiência eram bem variadas. Alguns estavam calmos, mas a maioria parecia muito ansiosa e com medo. A insegurança era amenizada quando eles percebiam que entrariam com outros colegas e que seriam guiados por um de nós.  


A ideia era que eles experimentassem todos os sentidos, então levamos diferentes sons, texturas, cheiros e sabores. 



Muito mais do que uma experiência de diferentes sentidos e sensações, o túnel dos sentidos também pode nos fazer pensar no nosso papel como futuros professores e professoras não só por termos proposto algo que os fez refletir, mas também pela nossa postura. Escolhemos guiá-los para que se sentissem mais seguros, cuidamos para não colocar nada que os machucassem e conversamos antes e após a passagem pelo túnel.


Houve provocação, houve diálogo, diversão, reflexão, houve doçura, houve docência. 


Obrigada à equipe do PIBID e à escola Walter Belian pela confiança!

Mayra Marques






Um comentário:

  1. Doçura e docência em segunda edição. Que ótimo!
    Carmen.

    ResponderExcluir