2014-17 Jogos, brincaderias e afins com artes + crianças no museu ou em qualquer lugar


Livro Ilegível, de Bruno Munari. Vídeo aqui.


















Uma ideia interessante: bordados que viram brinquedo, tipo um "Pequeno arquiteto" com bordados







O Circo de Alexander Calder https://www.youtube.com/watch?v=W6eqAHiSGTo 





Bibliografia do Laboratório e do Método Bruno Munari (para trabalho com crianças)






Tudo sobre aquarela, inclusive sobre a fabricação!!http://www.krisefe.com/tudo-sobre-tintas-de-aquarela





Várias receitas de tintas feitas com terra e verniz caseiro. http://www.jardimdomundo.com/conheca-as-tintas-de-parede-naturais/






Jogos para estudar as cores. Blog italiano, recomenda-se explorar outros posts: jogo de memória cor e textura, posts sobre Bruno Munari, inspiração do blog.






Kolor, um jogo online com matizes.





Um modo de expor trabalhos infantis. 2° SALÃO DE ARTES DA CRIANÇA em Fortaleza desde o dia 12 de outubro. Uma pequena exposição de desenhos de crianças que ficará em cartaz até dia 15 de novembro/2015.https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1699137456964798&id=1403737743171439








Projeto Infâncias: brinquedos, rodas cantadas e muito mais! Infâncias é um projeto de pesquisa, registro e reflexão sobre a vida de crianças em diferentes lugares do mundo. http://projetoinfancias.com.br/site/



Uma escola de educação infantil com grande ênfase na arte: aeioTU (Colômbia).
Galeria de fotos: http://www.aeiotu.com/galeria-principal-centros/  

Os fundamentos da escola são: http://www.aeiotu.com/fundamentos/ 

El niño - niña. Seres únicos, plenos de derechos y miembros valiosos de su comunidad.
Los educadores.Personas que escuchan, observan, reflexionan y cuestionan para favorecer el desarrollo de los niños y para mejorar sus propias prácticas pedagógicas y de aprendizaje.
Las familias.Invitadas a participar de manera activa y competente de la experiencia de aprendizaje de los niños.
La comunidad.El centro es abierto e invita a la exploración y colaboración con los vecinos, el barrio, la ciudad y el país.
Los principios y elementos del arte. Herramientas fundamentales del proceso de aprendizaje.
La creatividad. Fin y medio para el desarrollo cognitivo y emocional de los niños.
El juego. Como derecho y como vehículo que brinda oportunidades para explorar el mundo, encontrar respuestas, desarrollar estrategias y tomar decisiones.
La documentación. Herramienta útil para aprender de lo vivido, proyectar acciones futuras, recibir y dar retroalimentación y comunicarse con otros.
El espacio físico del centro. Invita al juego, a la exploración, al asombro y a la investigación. Es estéticamente armonioso y refleja las identidades de quienes lo habitan. 





Action Art for Kids: mais informações neste site. No mesmo, lista com muitas sugestões de objetos e ferramentas para o trabalho artístico com crianças pequenas




Play Time, montado no Museu de Toledo
Na foto, Harmonic Motion (detail). Instalação: nylon, 2013. Por Toshiko Horiuchi MacAdam e Charles Richard MacAdam




Tapetes contadores de histórias!!! Textos têxteis, da palavra ao fio, histórias de outros povos: todo um universo a explorar.
http://tapetescontadores.com.br/
https://www.youtube.com/watch?t=179&v=ZfzJTX3d61E
https://www.youtube.com/watch?v=xHqPXKlvb5Y




Slides de uma professora texana, com muitas ideias, sites, etc. Vale muito a consulta! Nancy Walkup , Art Teacher/Editor/Writer at SchoolArts Magazine, University of North Texas http://pt.slideshare.net/nwalkup/the-art-of-advocacy-41473192?utm_source=slideshow&utm_medium=ssemail&utm_campaign=upload_digest




Para investigar: seção de jogos no PUNTITOCOM.http://puntitocom.com/ESP/TIEMPOLIBRE/JUEGOS/juegos.html






No MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo, há muitas ideias para atividades com crianças e jovens, esta ver como caberão na ida do PIBID-AV ao MARGS com o 4º ano. Abaixo, algumas sugestões. Para ver todas, acesse este link.



Ateliê de Xilo




 
Art Safari, site interativo sobre arte em funcionamento desde o final dos anos 1990. Do MoMA. Em Inglês, é um clássico.






Conheça os ateliês da 31ª bienal, organizados pelo Educativo Bienal, são territórios da invenção coletiva para todos os públicosOs ateliês são espaços organizados pelo Educativo Bienal que constituem um território da invenção coletiva para todos os públicos. A programação contempla a alternância de vozes para a construção e discussão de conhecimentos, e conta com a participação de professores, educadores, artistas e pesquisadores. “Os ateliês fazem uma conexão com as obras por outra via, a do fazer. Eles ativam outros caminhos. É um momento diferente do pensar as obras, não é só pelo ver e discutir, e sim ativar outros canais de percepção”, diz a atelierista da 31ª bienal Cris Muniz. O supervisor dos ateliês Marcos Vinicius completou: “Exposição é um lugar onde a gente vê um monte de coisas e é muito bom ter um espaço também para produzir e ver o outro lado, o do artista. É o espaço do fazer de um lado e do outro o espaço de refletir sobre o fazer.” Para a 31ª bienal foram pensados ateliês que dialogassem com os assuntos e as quatro lentes da exposição que são: transformação, coletividade, conflito e imaginação. “O ateliê, por ser um disparador, pode ser um aquecimento super rico ou uma forma de encerramento da exposição”, destacou Muniz.





O que se propõe às crianças em exposições - Bienais do Mercosul



9ª Bienal do Mercosul




8ª Bienal do Mercosul
6ª Bienal do Mercosul

7ª Bienal do Mercosul

6ª Bienal do Mercosul
2ª Bienal do Mercosul
1ª Bienal do Mercosul




 
Jogos / atividades para crianças no Museu do Prado
https://www.facebook.com/museonacionaldelprado/photos/pb.139425773362.-2207520000.1413583075./10152602343173363/?type=3&permPage=1


7 erros: https://www.museodelprado.es/coleccion/galeria-on-line/galeria-on-line/obra/auto-de-fe-presidido-por-santo-domingo-de-guzman/


7 erros: https://www.museodelprado.es/coleccion/galeria-on-line/galeria-on-line/obra/cristo-muerto-sostenido-por-un-angel/

7 erros: Dürer Jogos online no Museu do Prado e que podem inspirar a criação de jogos físicos. Há pequenos blocos de informações sobre as obras em questão. Acesse todos os jogos por este link:
https://www.museodelprado.es/pradomedia/multimedia/diferencias/
Monta la armadura: Monta la armadura de Felipe II en San Quintín.
Identifica a Turner : Tu objetivo es identificar cuál de las imágenes presentadas es obra de Turner.
Puzzle: Mueve las fichas hasta completar la imagen del rompecabezas.
Memo : Desarrolla tu memoria visual encontrando las parejas antes de que se agote el tiempo.
Diferencias : Una de las dos obras que verás es una falsificación. ¡Busca las diferencias e identifica...
Conecta : ¡Qué caos, todo está desordenado! Une los autores con sus obras.
Cronología : Ordena las obras cronológicamente. ¿Serás capaz de hacerlo a la primera? ¡No es nada...
Puzzle El vino en la fiesta de San Martín, Pieter Bruegel el Viejo. Devuelve a los personajes...

Encuentra ¡Desarrolla tu atención por el detalle! Busca en estas obras los elementos ocultos y descubre lo...
Labrador Sitúa el fragmento en su obra correcta. Observa y diviértete con las obras de Juan Fernández...
De la parte al todo: Encuentra el fragmento que pertenece a la misma obra que el que te mostramos. ¡Parece fácil, pero...





Arte & Matemática: Uma viagem não-linear sobre as fronteiras e as relações entre a arte e a matemática. Com jogos, depoimentos de artistas, matemáticos, cientistas e propostas de estudos. http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/home.html




Para jogar com as pequenas diferenças entre as cores: arraste e solte as cores de cada linha para organizá-las por ordem de matiz. Desafio online de cores: http://www.xrite.com/online-color-test-challenge. As primeiras e últimas fichas coloridas são fixas. Clique em "Score Test" quando terminar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário