18/12/2014

DdD - Dia do Desenho em Montenegro

O preparo das coisas
Primeiro, criação coletiva com cores.
Segundo, tornar concretas as ideias





 













Vamos ter como apoio os seguintes materiais: lápis, papeis coloridos, papel pardo, tintas guache e pincéis, pinceis atômicos, fitas adesivas, clipes de papel. A ideia é que qualquer pessoa possa desenhar e conviver por alguns momentos conosco. Em troca, quando for embora, levará um desenho consigo. Para incentivar que criem seus desenhos, faremos disparadores, dispositivos para começarem a atividade. Estão abaixo as primeiras sugestões, vamos comentar ou sugerir outras fazendo como sempre uma legenda. Marquem como será seu código, escrevendo seu nome na tabela com fonte e cor específicas:

Carmen,  Kellem, Aline , Luana, Fernanda, Claudine, Jéssica

Disparadores de desenho, caixas ou sacos com fichas que as pessoas poderão escolher para iniciarem seus desenhos.
a) Fichas com manchas, como seriam essas fichas com manchas?  Manchas feitas com tinta aguada, respingada, algo assim. Que tal? Sim, havia pensado nisso quando falou em disparadores :P


b) Fichas com binômios fantásticos: papéis com substantivos e outros com adjetivos. A mistura é um binômio fantástico: cabide alegre, sapato sarcástico, formiga nublada, etc.

c) Fichas com frases ordinárias, retiradas de revistas e jornais escolhidas ao acaso. Poderiamos adicionar frases de livros ou músicas também? Claro!! A biblioteca está a nossa disposição. Posso te enviar por email algumas frases para impressão? Vamos escrever à mão, já sendo um desenho :)

d) Fichas versos de poemas ou pequenos poemas (hai-kais, por exemplo, tirei uns do link, do Millôr)
Nos dias quotidianos
É que se passam
Os anos

....................
Nunca esqueça:
A vida também perde a cabeça


e) Fichas com partes de desenhos já existentes. Que tal irem coletando desenhos por aí?

Acho interessante criar desafios também, mas não consigo pensar em nenhum :P. Me digam o que acham e caso gostem dêem sugestões! Algum tipo de charadas, Luana?É tipo isso, acho que seria divertido  Bacana! Pesquisem, inventem. Que tal umas charadas absurdas, non sense?
Minha idéia de disparador não sei se é possível, mas adoraria fazer essa atividade. Pensei que poderíamos pensar algo pra perto da pista de skate;  considerando que é um lugar de ação, de movimento, pensei que poderíamos levar pedaços grandes de papel onde as pessoas deitam e são desenhadas em "ação". Fazendo "manobras". Depois, poderíamos contornar e preencher isso com linhas e materiais coletados pelo parque, como galhos, folhas, sementes; a ideia é representar as linhas que o nosso corpo faz quando está em movimento. Depois, esses corpos são recortados, feitos silhueta e espalhados pelo parque e pela pista (encostados em galhos de árvores, ou na pista mesmo). Como um registro e intervenção do espaço. Aaaah! Ou quem sabe, também preencher com cores, tintas, pingos e manchas coloridas, tem tudo a ver com arte urbana, com skate, com a galera que curte o espaço.
Viajei muito? rsrsrrs. Que nada, tua idéia foi genial, quero te ajudar nisso \o\  Bacana gente, então tem que levar cola também? Esta atividade pode ser proposta para quem precisar de algo mais orientado, mas vamos também experimentar um processo mais processual (não menos importante), sem o planejamento tradicional, certo?
Como assim, Carmen? Assim: se tens a ideia de com tais papeis fazer tais desenhos e preencher de determinadas formas, isso é pequeno planejamento.  Bom, foi o que consegui pensar para o momento; não tenho experiência no "processo processual". Aceito sugestões! KKK, "processo processual" acontece quando é criado na hora, coletivamente. A gente conversa, as pessoas contribuem, há alguma negociação e se vai fazendo isso até a atividade que criada conjuntamente se complete (parecido com o que relatou a Prof. Karine). Simples, mas complexo. Não é uma obrigação, é uma possibilidade. 
 Eu gostaria de trabalhar com as manchas de tinta aguada com opção de colagem de alguns recortes que podemos levar. Pode ser? ^^  Pode, uai. Se fores cedo, podes produzir as manchas na fundarte. Será que secam a tempo?
 Esses disparadores serão todos organizados durante a tarde do dia 18/12, né?! mas será dividido em duplas para a construção ou será livre, cada bolsista vai fazendo o que está pensando? Pergunto também para saber como será a "abordagem" no centenário...  Claudine, a abordagem acontecerá como este documento, organicamente. Sozinhos, em duplas, em outras duplas. Precisaremos de envolvimento e precisaremos nós mesmos começar a desenhar para incentivar as pessoas. O resto, só vendo e fazendo na hora. :D
 Pensei em levar materiais que tenho em casa como: duas caixas de lápis aquarelável, giz pastel seco, giz pastel oleoso, folhas com gramaturas e tamanhos variados, tinta de carimbo, para quem sabe fazer algumas impressões de pedras ou objetos encontrados, anilina em pó para as manchas, carvão fusain. Gostaria de ajudar nas fichas com palavras. Achei a ideia muito boa, mas me disponibilizo em ajudar quem precisar! Levarei hoje na avaliação individual os meus materiais! Ótimo Jéssica! Falamos logo mais, ao vivo.
 Levarei poesias para serem os disparadores, além de carvão para poderem desenhar na calçada.











Nenhum comentário:

Postar um comentário