15/10/2014

O TÚNEL: ação coletiva do Pibid-Uergs-AV na Semana da Criança








Tudo aconteceu agilmente, de uma semana para a outra: uma proposta, algumas ideias, algum prazo. Mais que isso, tudo se fez com disposição, engajamento, pensamento coletivo, invenção e muitas sacolas cheias de coisas. Transformamos baldes, bacias, água, lixas, espumas, massagem, cabelos de peruca em sensação e sentido.

Será que vai dar certo? Como dar a sensação do fogo? Corto a lona aqui? Que tal uma cortina de lã? Quem fica lá fora e quem fica lá dentro? Mais mesas. Entrar de pés descalços. Mas onde pegar os calçados? Tem fita? Cadê a tesoura? Que calor! Faltam 5 minutos. Tudo pronto. Ai que medo! Que legal! Dá pra ir de novo?

Juntos, promovemos uma experiência na escola, quem passou pelo nosso túnel certamente saiu de lá diferente. Docência é como um túnel dos sentidos: contato, experiência provocada, tem algo de suspense, é dar sentido, sair diferente do que se entrou. Obrigada bolsistas e supervisora, obrigada professoras da Escola Adelaide Sá Britto e a todas os queridos alunos do turno da tarde.

Desejo felicidades mil a estes que estão começando a comemorar o dia 15 de outubro: Kellem, Fernanda, Claudine, Aline, Dika, Carlos, Jéssica, Mariah, Luana.

Com carinho. Carmen.

4 comentários:

  1. Que lindo! Esse dia foi muito energético e muito prazeroso! Acredito que todos sentimos essa energia!
    Felicidades, firmeza e amor a todos nós!

    ResponderExcluir
  2. Querida Fernanda e grupo, temos mais fotos, não? Peço que publiquem aqui com um relato. Quem vem? Carmen

    ResponderExcluir
  3. Retirar aquelas crianças do túnel foi maravilhoso, tive a oportunidade de ver cada expressão, de medo, excitação, terror, surpresa, curiosidade, alegria, angustia e emoção. Obrigada a escola Adelaide Sá Brito como um todo, as colegas e orientadoras, foi mágico para min a experiência e participação. Amei!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dika, pelo que escreves pode-se "ver" que a vivência foi intensa em todos os pontos do túnel. O que as aulas cotidianas na escola poderiam tirar disso? Pergunta generosamente aberta aos demais.

      Excluir