21/06/2014

Textos para todos os bolsistas (iniciação e supervisão)

Teorias da Educação: Qual teoria da educação fundamenta meu cotidiano docente? Maria Carolina Fortes

RESUMO - O presente texto é fruto de uma contínua reflexão, que emergiu em diferentes velocidades de
diferentes tempos, e tem como cenário de referência o mundo profissional no qual venho interagindo há
muitos anos – a Educação nas suas diferentes modalidades -, e os referenciais teóricos que sustentam
reflexivamente minha trajetória, constituindo uma grande rede de significações, a qual pauta minhas ações
enquanto pessoa - educadora nesse mundo. Nesse entrelaçamento lanço-me a buscar mais um fio na
tessitura dessa rede – as disciplinas que venho cursando no doutorado, em especial, Teoria da Educação,
que possibilita um olhar focado e aprofundado nas teorias que historicamente sustentam as práticas
pedagógicas. Palavras-chave: Teorias da Educação. Constituição Docente. Prática Pedagógica


Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Vera Maria Ferrão Candau
Resumo: Nos últimos anos tem sido intensa entre nós a discussão sobre a construção da identidade profissional dos professores e os componentes do trabalho docente, assim como sobre as questões relativas à formação tanto inicial como continuada dos educadores e educadoras. Os professores estão em evidência e no centro das controvérsias sobre a problemática atual educação brasileira. Este artigo tem como foco analisar alguns desafios que os professores e o trabalho docente estão chamados a enfrentar na perspectiva da exigência de ressignificação da escola na contemporaneidade. Parte da crise atual da educação escolar para discutir as relações entre culturas, multiculturalismos e educação na sociedade atual. Assume a importância da interculturalidade e apresenta algumas implicações desta perspectiva para o cotidiano escolar e a formação de professores. Está produzido no contexto das pesquisas que vimos realizando através do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura/s (GECEC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio), com o apoio do CNPq. Palavras-chave :  Identidade profissional. Formação docente. Interculturalidade.



Punição da juventude e violência distópica: um desafio para professores na era do neoliberalismo globalizado. Henry Giroux
Resumo: Com a ascensão do fundamentalismo de mercado e o consequente colapso econômico e financeiro, a juventude de minorias pobres não são mais vistos como um investimento social, mas cada vez mais interpretados como um problema e um ônus social. Apanhados num poderoso complexo de controle de crime, a juventude é vista cada vez mais como mercadoria ou se vê submetida aos ditames de um sistema de justiça criminal em constante expansão. Ao ver seus protestos e reivindicações de educação de qualidade e a democracia radical como uma ameaça à ordem social, os jovens estão enfrentando crescentes níveis de violência de estado. O ataque à educação pública é um dos ataques mais perigosos lançados pelas forças da globalização e precisa ser desafiado pelos educadores públicos e a juventude. Palavras-chave : Educação pública. Violência. Juventude. Esperança educada. Complexo de controle de crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário